top of page
  • Foto do escritorAFICWEB

Impressão 3D de córneas poderá salvar 15 milhões de pessoas da cegueira


Steve Swioklo, coautor do projeto com Che Cheon (à direita)

Impressoras 3D podem fazer mais do que bonequinhos e objetos em plástico. Sua contribuição para a medicina já era conhecida pela fabricação mais fácil de próteses. Mas esta descoberta pode ser o início de algo maior: a cura da cegueira.


Cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, imprimiram em 3D as primeiras córneas humanas. A novidade foi anunciada no site da universidade nesta quarta-feira (30).


A equipe misturou células-tronco de uma córnea doadora saudável com alginato e colágeno para criar uma "biotinta". Ao examinar os olhos de um paciente, o grupo poderia usar os dados para imprimir rapidamente uma córnea que correspondesse ao tamanho e ao formato do rosto dele.


Usando uma bioimpressora 3D --"prima" da impressora 3D que lida com materiais biodegradáveis e orgânicos-- de baixo custo, a biotinta foi modelada em círculos concêntricos para formar uma córnea humana em menos de dez minutos. O passo seguinte foi estimular as células-tronco para crescerem. 



Estima-se que a cegueira corneana ameace até 10 milhões de pessoas em todo o mundo, com outros cinco milhões sofrendo cegueira total devido a cicatrizes na córnea causadas por queimaduras, lacerações, abrasão ou doença. Com córneas saudáveis disponíveis para transplante são escassas, muitas equipes em todo o mundo estão atrás da  biotinta ideal para viabilizar esse processo".


"Nosso gel exclusivo mantém as células-tronco vivas enquanto produz um material que é rígido o suficiente para manter sua forma, mas macio o suficiente para ser espremido pelo bocal de uma impressora 3D", diz Che Connon, professor de Engenharia de Tecidos na Universidade de Newcastle, que liderou o trabalho.



11 visualizações0 comentário
bottom of page