• AFICWEB

CONHEÇA OS 6 PRINCIPAIS ERROS AO CRIAR UM CURRÍCULO E SAIBA COMO EVITÁ-LOS


Quem não gosta de ser notado, não é mesmo? Em vários aspectos da vida, é muito importante conseguirmos nos apresentar de maneira clara e objetiva, principalmente para deixar evidentes nossas qualidades.


Dentro do dia a dia, as redes sociais, por exemplo, nos ajudam na formação da nossa imagem e, com isso, conseguimos mostrar experiências e personalidade com certa facilidade. Já no meio profissional, o responsável por esse nosso cartão de visitas é o currículo.


Normalmente, para quem está iniciando as atividades no mercado de trabalho, é um grande desafio desenvolver um documento que fique atrativo logo de imediato aos recrutadores.


Neste artigo, separamos os 6 principais erros no currículo que podem deixar você de lado na hora de ser recrutado para o trabalho dos seus sonhos. Confira!

1. Ausência de objetivo

Um dos fatores mais importantes para o recrutador é saber o que o candidato almeja para a carreira. Isso ajuda a empresa na seleção das pessoas que mais preencham as competências desejadas àquela vaga.

Por isso, é fundamental que, no momento de elaborar o currículo, você deixe claras quais são suas prioridades dentro do mercado de trabalho. Ao demonstrar foco nos seus objetivos, a chance de passar segurança é maior.

Ah! Mas como faço isso? Tente ser coerente com a sua formação, principalmente para conseguir um estágio. A procura por trabalhos que sejam relacionados aos seus estudos ajuda no momento de chamar a atenção dos recrutadores.


2. Informações inverídicas

Credibilidade é um dos pontos mais importantes para quem quer entrar e se manter no ambiente profissional. Por isso, não adianta colocar informações falsas visando tentar engrandecer seu perfil para aqueles que forem avaliá-lo.

Colocar experiências que nunca teve, ou diplomas que não conquistou, pode trazer problemas em um possível teste técnico que o candidato precise fazer dentro da seleção para a vaga. E ficaria muito feio não saber realizar as funções que estavam no currículo.

Se as informações inverídicas mencionadas no CV forem descobertas, a confiança que a empresa poderia ter vai por água abaixo. Por isso, sempre fale a verdade!


3. Excesso de dados

Talvez esse seja um dos erros mais comuns. A vontade de mostrar conhecimento e experiências muitas vezes fala mais alto, e o currículo acaba ficando cheio de informações.

Isso pode ser desconfortável ao avaliador. Com tantos documentos para ler, a tendência é que o foco seja naqueles em que o recrutador bata o olho e identifique com facilidade as informações que está procurando.

Por isso, não se engane! Estude bem os requisitos da vaga para a qual você quer se candidatar e coloque no currículo as informações que forem mais relevantes para aquela oportunidade.


4. Informações desatualizadas

Mudanças de endereço residencial, de número de telefone, de endereço de e-mail e de @’s nas redes sociais podem ser muito comuns na vida de qualquer pessoa.

O que não pode acontecer é deixar de atualizar essas informações na hora de enviar o currículo para os recrutadores. Afinal, a última coisa que você quer é que não consigam entrar em contato para agendar a tão esperada entrevista de recrutamento e, quem sabe, uma data de início no novo emprego ou estágio!

O que também não pode ficar desatualizado, por exemplo, são as informações referentes aos estudos. Mudança de campus e período do curso são fundamentais para uma boa avaliação do seu currículo, bem como cursos de aperfeiçoamento ou pós-graduação que venha a realizar.

Por isso, fique atento aos seus dados básicos para não ter problema!

5. Erros de português

“Mas eu sou de Ciências Exatas, tenho créditos para um erro ou outro de português, não é?”.

Infelizmente, não é bem assim que funciona. Erros de escrita são um divisor de águas na hora de conseguir a tão esperada aprovação no processo seletivo.

Se a primeira impressão é a que fica, é muito importante passar a segurança de que você tem um domínio básico da nossa língua. Isso indica que você poderia, por exemplo, representar a empresa num momento de se comunicar externa ou internamente.

E como dissemos no início, o currículo é o cartão de visitas para mostrar quem é você e quais são suas habilidades!


6. Uso de modelos prontos

O layout do seu documento deve ser atrativo e único. Ao pensar nisso, você também consegue dar seu toque pessoal para o documento.

Ao usar modelos prontos de currículo, há o risco de aparecerem outros iguais ao seu, o que pode gerar uma ideia de ter sido feito de qualquer jeito. Seja criativo e crie um documento que seja a sua cara! Uma boa ideia é usar um modelo de base, mas adaptá-lo para ter um toque de personalização.

Além das dicas citadas, abaixo separamos uma checklist para garantir um documento ainda mais atrativo e fugir dos principais erros no currículo:

  • evite deixá-lo muito longo;

  • revise antes de entregar. De preferência, peça para um amigo ou professor dar uma olhada;

  • seja sincero;

  • atualize sempre suas informações;

  • deixe seu nome e informações de contato em evidência dentro do documento.

Lembre-se de que o currículo é a primeira apresentação para uma vaga dentro da empresa que você tanto quer. Por isso, tenha em mente que dedicar um bom tempo para planejá-lo com calma, e da melhor forma, pode ser o que destacará você em meio a tantos concorrentes.


Aqui, entra o famoso ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Então, é importante ter paciência para fazer e refazê-lo uma, duas, três ou quantas vezes for necessário até que o documento esteja o mais completo possível para a sua grande oportunidade.


O currículo é um fator essencial na hora de avaliar um candidato, pois ele proporciona informações objetivas e claras sobre seu perfil e ajuda no prosseguimento da candidatura. Então, para evitar os principais erros no currículo, não se desespere caso não tenha experiência, e não se empolgue, caso tenha muitas informações a colocar. Siga nossas dicas com atenção e construa um currículo diferenciado!


Curtiu nosso artigo? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais com seus amigos que também precisam de todas essas dicas!

21 visualizações0 comentário